Avançar para o conteúdo principal

Exportação de frutas cítricas pode crescer com produtores do Norte de Minas

 

feepik

A exportação de laranja alcançou, entre julho de 2021 e fevereiro deste ano a marca de quase 660 mil toneladas comercializadas. Isso representou uma queda aproximada de 1,02% em relação ao mesmo período da safra 2020/2021. A queda, ainda que pequena, é atribuída à forte concorrência do mercado mexicano, que faz fronteira com os EUA, o principal comprador da produção brasileira.

Mas a expectativa das negociações nacionais e internacionais para esta safra é positiva entre os produtores de citros do Norte de Minas. Aliás, não só para 2022. Eles acreditam que as próximas safras vão oferecer bons motivos para se comemorar. O otimismo vai além do solo ou das questões climáticas. Há um trabalho de fortalecimento da competitividade que promete tornar ainda melhor os produtos locais, que já são de excelência.

“Deveríamos fortalecer o trabalho, a pesquisa e o desenvolvimento de produtores profissionais que busquem sabor e que tenham uma fruta que seja desejada em todo território nacional e também no mundo. E que esse desejo seja pelo seu sabor, não apenas pela oportunidade numa janela de exportação”, avalia Alencar Saito, engenheiro agrônomo da Agroforte, empresa especializada em fornecimento de linhas de crédito rural.

Por isso, ele defende que as ações dos produtores sejam focadas também no mercado nacional, onde as oportunidades de negócios ocorrem durante todo o ano. “Há muito que ser feito ainda no mercado interno antes de pensar em exportação. Existem janelas de produção, existe demanda para produtos saborosos, coisa que tem sido pouco explorada no Brasil e no mundo”, observa.

Luiz Antunes compartilha com a análise do engenheiro da Agroforte. Diretor da 2DA Negócios+Território, empresa com grande experiência em estratégias de posicionamento de marcas e no fortalecimento de lideranças, ele explica que essa expansão passa pelo entendimento dos desafios da região. “É essencial expandir a visão para os grandes centros e mercados externos, entendendo as expectativas de cada mercado, analisando como os players de destaque atuam”, orienta.

Entender o comportamento do consumidor, segundo Luiz Antunes, pode ajudar a aproximar os produtores das grandes oportunidades. “Conhecer os movimentos culturais, as tendências nacionais e internacionais para assim ser possível ao território trabalhar diretrizes e ações que o posicionem de forma intencional e estratégica frente a tudo isso. Mas isso visando sempre, acima de tudo, o desenvolvimento da região como um todo”, recomenda.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

IA avança, e sistema com tecnologia já faz reconhecimento facial em menos de 1 segundo

Quando se pensa na evolução dos sistemas de segurança que utilizam a tecnologia da inteligência artificial (IA), é comum imaginar novas máquinas avançando horizontalmente, ou seja, oferecendo soluções que são novidades para o mercado. De fato, isso ocorre de forma ininterrupta, mas chama a atenção também a velocidade de leitura dos novos drives. Atualmente, já existem equipamentos capazes de fazer um reconhecimento facial em menos de um segundo. ‌ “As tecnologias da informação estão avançando muito com relação à performance de tempo, e isso é um reflexo do que as próprias empresas necessitam quando se pensa em segurança de dados. Como muitas operam com uma quantidade diversa de clientes ou de fornecedores, é necessário que esse acesso seja cada vez mais rápido, sem perder o foco no nível de segurança”, explica Maria Cristina Diez, engenheira de softwares e diretora comercial e de marketing da MOST. A empresa, fundada há 23 anos, é especializada em criar e implementar sistemas de se...

América, Atlético e Cruzeiro ganham linha de joias feitas em prata

  Joalheria mineira produzir artigos exclusivos para celebrar a paixão de torcedores por seus clubes de futebol através de joias estampadas por ícones dos clubes ‌ Crédito: Alex Ayala É certo que Cruzeiro, Atlético e América são rivais dentro do campo. Também é certo que suas torcidas arrastam multidões aos estádios para verdadeiros duelos de gigantes do futebol. A novidade é que agora os torcedores destas equipes mineiras vão poder expressar sua paixão com um item bastante requintado. Isso porque a Noble Joias, apresenta ao mercado brasileiro uma nova linha exclusiva de artigos produzidos em prata que contempla ícones famosos destes três clubes mineiros. A composição contém brincos, pulseiras, berloques, colares, escapulários, cordões, pingentes e outros tipos de acessórios estampados pelo escudo, mascote e até a camisa de cada um dos times. Por trás desta iniciativa, está a joalheira Graciele Reis, empresária que fundou a Noble Joias. A profissional conta que tudo começou com um ...

Mercado de síndicos profissionais vive momento de alta no Brasil

freepik Pesquisa do Síndiconet revela que ao menos 20% dos condomínios é administrado por síndicos profissionais e número de profissionais pode chegar a 420 mil O Brasil vive um momento de crescimento notável no mercado de síndicos profissionais. Segundo estudo realizado pela Síndiconet, o número destes colaboradores chegou a uma base estimada de 420 mil em 2023. A magnitude deste cenário é tão grande que, dez anos atrás, em 2013, apenas 6% dos condomínios brasileiros eram geridos por síndicos especializados. Hoje, o resultado é que 20% destas copropriedades estão nas mãos de pessoas que trabalham com apenas esta função. Pela pesquisa, é nítido que o mercado de síndicos profissionais tem se destacado como uma alternativa confiável para os condomínios, oferecendo uma série de benefícios aos moradores. Esse grupo traz uma vasta experiência em áreas como finanças, gerenciamento de conflitos, manutenção e supervisão de equipes. Além disso, sua atuação impulsiona a transparência e a governa...